O tempo não pára, é um fato. Para ninguém!
Felizmente, já tem bastante mulher aprendendo a tirar muito proveito dos anos que passam e a maturidade vem linda e com muita elegância. O que acontece de melhor (opinião, tá?!) é que por mais que o corpo mude, a mulher fica mais "conhecedora" e íntima da sua estrutura física, da sua pele, do tipo de cabelo - e aí já é mais de meio caminho andado para aprender a valorizar o que cada uma tem de bom! (Só que para funcionar, precisa ter aquela disposição de aprender que a gente já falou lá no comecinho do blog, lembra?! Sempre é tempo!)
Cristiane Torloni, Luiza Brunet, Marília Pera, Fernanda Montenegro: exemplares de beleza e elegância, sem idade.
O primeiro "outro lado" dessa história é que a gente vive num país de olhos completamente destreinados (e insensíveis, pronto-falei!) para ver beleza na maturidade e o resultado só poderia ser esse mesmo que vocês estão pensando - ou ninguém aqui conhece uma mulher de 40 (ou mais) que anda fazendo muito esforço para aparentar 20?! (oi, Suzana Vieira!)
Num segundo "outro lado" estão as muitas mulheres que perderam a graça consigo mesmas pelas mais diversas razões, e acabam optando pelas produções sóbrias, sem erro e, cá entre nós, com muita chance de acabar num look monótono.
Pra não cair na armadilha das produções sem vida, a gente nunca deve esquecer que cores cabem em guarda-roupas de qualquer idade. Mesmo quem prefere as combinações mais discretas, sempre deve ter um ponto de cor na região para a qual a gente quer chamar a atenção - por exemplo, lenços e colares para quem quer atrair os olhares para o rosto.
Carolina Herrera, Michele Obama, Rainha Rânia: muita beleza depois dos 30, 40, 50.
Outro ferramenta importante é não cair sempre nas modelagens amplas. Pode até ser que a gente não esteja tão feliz assim com as transformações que o tempo trouxe pro corpo, mas pode apostar que aí existe beleza. Para quem está um poquinho fora de forma, o truque é deixar aparecer as partes mais magrinhas, como antebraço, colo e tornozelos, que revelam feminilidade sem mostrar as gordurinhas indesejadas.
Quem está procurando um jeito de mostrar sensulidade mas deixou a casa dos 30, vale o cuidado com comprimentos, decotes e peças justas. É muito possível manter o corpo em forma aos 40, 50, 60... mas sempre vale a atenção pra não deixar a sofisticação de lado na tentativa de parecer sexy. Para quem adora os modelitos mais curtos - e sim, eles são permitidos, com cautela - a melhor idéia é, por exemplo, apostar na meia calça, que deixa aparecer, mas sem escancarar.
Outra possibilidade é trocar o foco. Se antes a gente deixava as pernocas de fora e se jogava no decotão, agora pode valer a pena apostar em transparências nas costas e braços, ou ainda deixar pedacinhos do ombro de fora.
E pra terminar a nossa conversa, ninguém pode esquecer que um pouco de vaidade faz bem em qualquer idade: pele cuidada (protetor solar já é questão de sobrevivência, né?), cabelo em ordem, alimentação saudável, prática regular de exercício... Ninguém precisa ficar escravo das mil novidades estéticas lançadas a cada temporada, mas essa indústria anti-age evoluiu tanto, que não aproveitar é pura bobagem!
Ah, pode apostar que essa onda de mentir a idade já ficou super cafona! Elegância mesmo é não ter medo dos anos passarem - e beleza de verdade é estar de bem com o espelho e ter mais coisa com que se preocupar do que "como aparentar 25". Acredita!
adorei, fiquei muito fã deste blog,
ResponderExcluirobrigada
bjs.