A nossa conversa sobre a imagem pessoal está sempre circulando em torno do que a gente veste e o que esse vestir comunica aos outros nas mais diversas ocasiões. Isso não quer dizer que a gente tem que ter no guarda-roupa as últimas tendências da moda e nem que precisar gastar todo orçamento em marcas bacanas. É claro que ter peças atuais e de boa qualidade contribuem muito nessa comunicação, mas outro monte de detalhes devem ser levados em conta. Independentemente de "quanto custa", em dinheiros, a imagem que a gente transmite, tem coisas que não custam quase nada - listinha abaixo - e podem fazer toda a diferença para o bem ou para o mal.
Barra da Calça: vocês podem até achar ruim comigo, mas é sim verdade que a gente deve ter calças específicas para usar com salto e calças para usar com sapato baixo (sapatilha, rasteira, tenis), só por conta da altura da barra. E faz diferença, porque a calça com a barra longa até dá pra dar uma dobradinha, mas a calça de barra mais curta, fica "faltando pano" no sapato de salto alto e parece que a gente escolheu a numeração errada.
Botões: bom mesmo é quando a gente compra a camisa numa loja bem especial que dá aquela reforçadinha nos botões antes da peça ir para casa... Se não é o caso, vale a pena conferir, antes de vestir, se os botões estão firmes, para não correr o risco de perder botão no meio do caminho. (Lembrando que vale sempre a gente ter aquele mini-kit de costura na carteira! Quem quiser, manda e-mail ou deixa nome e endereço nos comentários que eu mando um personalizado!)
Tamanho Certo: todo mundo quer usar manequim 36 (a não ser minha mestra-cervejeira preferida que já tem a cinturinha 34!), mas a gente tem mesmo que aprender a comprar a roupa do tamanho certo, seja ele qual for. Vale considerar que o Brasil não é um país com super padrão de numeração, então nem sempre esse é o melhor guia. É óbvio que O corpo p-r-e-c-i-s-a caber dentro da roupa, sem gordurinha pulando fora da calça, sem casinha de botão abrindo ou tentando abrir e com sutiã aparecendo, sem manga apertando (ou aberta) na parte gordinha do braço, sem barriga aparecendo onde não deve, sem pagar cofrinho e peitinho, ou ainda sem aquele montão de pano sobrando. Essa escolha (do tamanho correto) colabora muito para a elegância. Na dúvida, vale mais comprar o tamanho correto e, se necessário, mandar ajustar, do que comprar o tamanho menor, na expectativa daquele regiminho que vai começar na segunda-feira.
Roupa (bem) lavada & passada: se você ou a pessoa que lava&passa as suas roupas não é a oitava maravilha do mundo, atenção atenção atenção na hora de vestir. Às vezes, uma mancha passa despercebida, uma costura passa desfeita, ou a barra passa meio capengando. Esse é o tipo de cuidado que quem confere a roupa na hora da limpeza deveria ter, mas a gente sabe que nem sempre acontece... E quando não acontece, vale aquele confere-geral em frente ao espelho. Pequenos detalhes podem dizer um montão sobre o cuidado que a gente tem com o que nos pertence.
Essa listinha pode se transformar em listona... aos poucos vamos (juntas!) acrescentando e atualizando o post. Mesmo que nem todo dia de manhã a gente tenha tempo para esse "checklist", vale deixar as orientações na memória. Com certeza, em pouco tempo, a gente já vai ter mais um monte de cuidados para não transmitir desleixo, porque afinal, descaso consigo mesma não tem nada a ver.
Eu qro um kit personalizado! E nem precisa mandar pelo correio heim!
ResponderExcluir;)
Você não poderia ter escrito sobre algo melhor. Adoro a forma como escreve. Como contribuição, adiciono mais dois temas para "descaso não combina com beleza": cabelo sujo para economizar com o que gastou na chapinha/escova e esmalte escuro lascado(às vezes cometo esse erro do esmalte, mesmo considerando terrível). Também quero um kit!!! Cíntia Faleiro
ResponderExcluirEu adoro ler o que você escreve!!
ResponderExcluireu quero um kit, mas pode não ser pessoalmente???
Saudades
Anaaaaaa, que história é essa da barra da calça???? Tem que ser maior quando usamos salto?
ResponderExcluirMesmo jeans mais justo?
Não faz aquela cara de "tolerância zero" - rs - pode explicar melhor? Senti falta de fotos
Adoro ler o blog! Sempre com dicas boas para todos os gostos!
ResponderExcluirAh! e estou a espera do meu kit personalizado!
beijos
Aninha!
ResponderExcluirAdorei, super quero um kit personalizado! O que a minha mãe montou pra mim quando eu sai de casa (há 11 anos) já tá meio desfalcado...
Bjos,