Até outro dia a gente era burrinha e achava que homem bem arrumado era pra desconfiar, lembra?! Perigava até fazer piadinha preconceituosa. Até que todo mundo cresceu, ficou um pouco mais esperta e esses exemplares vivaram artigo de luxo! É a mais pura realidade, minha amiga! Se você tem o privilégio de circular com ou entre essas belezas, talvez seja o caso de agradecer ao todo-poderoso!
Vamos já esclarecer esse assunto. Homem bem arrumado não é aquele que sai com cabelo de gel e a roupa, que inclui camiseta por dentro, escolhida pela avó, sabe?! Ele pode ser coxinha, rock and roll, executivo, esportivo, descolado, beach guy, playboy... tanto faz! Homem bem arrumado é aquele que já superou a barreira de achar que dá pra levar só escova de dente e desodorante na necessaire (oi?! se vc nem tem necessaire, pode ler outro blog, por favor!) e já se rendeu ao bem que os corredores de um shopping center, mesmo com orçamento reduzido, podem fazer por um guarda-roupa.
E o que vale pra menino?! No fundo, é mais ou menos o mesmo tipo de regra: tipo de corpo, proporções, linhas de rosto, estilo, particularidades de altura e peso, ocasiões...
O que muda, por exemplo, é que a figura que a gente procura construir é triângulo invertido, em vez de ampulheta. Isso quer dizer que nos moços, o esforço é pra fazer ombros parecerem mais largos que cintura e quadris, dá pra entender?! Tem homem de sorte que já nasce assim, mas pode acreditar que não é todo mundo! Não tem nada a ver com mandar o cara pra academia virar o Jonny Bravo, mas o fato é que a gente carrega muito dessa estética dos gregos e os olhos das donzelas brilham por ombrão. Por favor, não corram pro shopping pra comprar camiseta apertadinha, tá?! Esse "ideal" a gente trabalha com cores (por exemplo, mais claras na parte de cima e mais escuras na parte de baixo), com linhas retas, com o desenho do colarinho (mais aberto ou mais fechadinho)... paletós, jaquetas, estampas (oi moços, é que listra e xadrez também pode chamar "estampa").

Pro rosto já não cola aquela idéia antiga de que qualquer queixo quadrado é capaz de derreter um coração. Na consultoria de imagem, por exemplo, as sugestões tem mais a ver com deixar as proporções harmônicas (por meio da barba e corte de cabelo), cuidados com a pele, dentes branquinhos (aí sim, sorrisão derrete qualquer coração), sobrancelha não-de-taturana (não, não precisa fazer igual menina ou emo!), bons produtos pra deixar a cabeleira macia... e por aí segue.
A parte mais difícil na minha opinião é trabalhar estilo. Primeiro porque (desculpa pessoal, mas é a pura verdade!) menino tem uma tendência a achar que tudo que fica bom pro amigo dele, fica bom pra ele também - lembra da febre por camiseta rosa (vale pra relógio, tênis, óculos, jenas)? Do mesmo jeito que nas meninas tem donzela que banca print de onça e tem donzela que não banca, não é todo menino que combina com calça de corte mais justo, ou saruel, ou alfaiataria. Tem aqueles que ficam deusos de terno completo e aqueles que estão muito mais para a combinação calça e paletó. Mesmo a camisa - o maior coringa de todos os tempos - não veste qualquer homem.
É pra falar sobre tudo isso que a partir de hoje, nesse ex-blog só de menininha, vai ter o tag Pra Macho! Olhos e ouvidos bem abertos porque o tema é valioso e, a partir de agora, ninguém vai ter desculpa pra namorado-marido-amante-filho-amigo desleixado.
Lembra que a gente já aprendeu que tudo aquilo que você carrega ou está ao seu redor, faz parte da sua imagem pessoal?! Recado dado!
(E quem quiser sugerir temas, tem que mandar pro e-mail do Closet404 ou deixar aí nos comentários!)