quarta-feira, 14 de julho de 2010

o (very) short jeans

Quase todo mundo já ouviu aquela lição sobre a ascenção social do jeans, que de um tecido considerado pobrinho e usado apenas pelos trabalhadores passou a ser queridinho das donzelas (especialmente) e bem-vindo nas mais diversas ocasiões. A parte muito boa dessa trajetória do jeans é que - vamos confessar - ele é um facilitador para dias de pouca inspiração, é uma opção pra dias em que a gente super quer ousar na parte de cima, tornou-se uma peça super confortável (obrigada, tecnologia têxtil!), é democrático e acessível a uma boa porção dos consumidores e mais um montão de coisas que fariam uma listinha infinita de maravilhas! Parte não tão boa é que a gente ficou bem mais preguiçoso e já tem um pouco de dificuldade em não cair no jeans todo dia. Além disso, se a gente prestar bem atenção, talvez o jeans esteja indo longe demais, inclusive a lugares/situações que merecem um pouco mais de sofisticação. 
Num país como o nosso, de calorão e sensualidade, são as versões mais curtinhas que rapidamente viram febre. Apesar de julho ainda ser mês de inverno, em BSB o calor não deu muita trégua e as pernocas continuam circulando à mostra, dia e noite. Me mudei para cá num verão em que bermudas e shortinhos boyfriend com a barra dobradinha é que estavam fazendo a cabeça das donzelas.

Isso já mudou. Os shorts diminuíram, as bermudas quase nem aparecem mais e as barrinhas dobradas, pelo jeito, foram embora com belas tesouradas. BSB está super na onda do shortinho, minis e micros.
Nas noites, o modelito está aparecendo sobre meia-calça (rendadas, coloridas, arrastão) e combinado com paletózinhos, cardigans ou só uma manga comprida levinha, botas e ankle boots. Ainda não é uma super tendência por aqui, mas já se faz notar e parece que virá com toda força para o verão, quando meias e casacos voltam pro guarda-roupa (de fim de semana já tem shortinho mini circulando nas redondezas do Lago, garanto!).
Não gosto muito de dizer pode/não pode, mas o shortinho, nessa configuração bem curtinha, requer pernas em ordem m-e-s-m-o. Outra boa idéia é optar por modelos larguinhos na barra (ei, cuidado com a calcinha por baixo!), nada de coxas apertadas e fazendo dobrinha, principalmente na turma das pernocas grossas. Vale lembrar que quem escolhe shortinho e bota/ankle boots pode criar a sensação visual de pernas mais curtas e silhueta "achatada" - quem já tem pernão, por sua vez, abusa! Alternativa é usar o shortinho com meia-calça e bota de tons próximos (que visulatmente não "divide a perna em tantas partes") ou usar com sapatilas e rasteiras que deixam quase tudo à mostra-e-como-um-todo, sem cortes visuais.

Última coisa para pensar, por enquanto: a gente não pode adotar o shortinho como modelito único, nem pra inverno e nem verão. Primeiro, o jeans curtinho-lavado-desfiado é uma peça com todos os ares de modelito casual e relax, o que quer dizer que só cabe em situações que não exigem nem um minimozinho de formalidade, tipo praia e passeio com cachorro no domingo de manhã - até pro bar e pra balada, vale uma boa olhada crítica (para não fazer a dançarina de axé falida)! E dois: modelito único dá muita preguiça em quem olha para gente sempre, melhor nem pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário